Anuncie aqui!

nosão basica

O violão é um instrumento que tem sua origem no final do século XV. Ele é originário de dois outros instrumentos: O Alaúde e a Vihuela. Eles eram os instrumentos de cordas utilizados na época por toda a Europa. A Guitarra, nome real do violão, surgiu como um instrumento mais barato e portanto mais acessível à toda população européia.
                         É importante guardar:
 -         A guitarra surgiu aproximadamente no final do século XV.
-          A atual forma da guitarra foi determinada em meados do século XIX.
-          Seu nome original é Guitarra espanhola ou Guitarra Clássica.
-          Esta guitarra é acústica, o que difere da guitarra elétrica surgida em meados do século XX.
-          No Brasil ela é chamada de Violão e portanto a elétrica é chamada simplesmente de Guitarra.
Para memorizar melhor, veja abaixo o nome das principais peças do violão:

Como sentar-se com o instrumento.
 Existem duas formas atuais de sentar-se com o violão:
  A) POSTURA POPULAR
 Apoiando a cintura do violão na perna direita e colocando o braço direito sobre o violão.
 Vantagens: É a posição mais cômoda.
Desvantagens: O violão fica somente com 3 apoios e permite que ele se movimente a qualquer força aplicada no braço direito. Além disso, a caixa do violão termina no meio do abdômen, dificultando a realização de qualquer nota além da 9ª casa.
B) POSTURA CLÁSSICA
É chamada assim por quê os violonistas que estudam o violão erudito usam-na. Apoiando a cintura do violão na perna esquerda (a caixa do violão fica entre as pernas) e o braço direito sobre a caixa. Geralmente usa-se um “banquinho”para elevar o violão. Atualmente existem no mercado outros apoios para suspender o violão que talvez possam favorecer a postura e o bom posicionamento da coluna vertebral enquanto tocamos o violão.
Vantagens: O violão fica apoiado em 4 pontos deixando-o mais firme. A caixa do violão termina em paralelo com o corpo liberando assim o braço esquerdo para tocar em toda a extensão da escala.
  Desvantagens: A posição é incomoda e até mesmo “esquisita”. Exige sempre uma boa cadeira e o uso de acessórios (banquinho ou apoio).
 

Para Tocar

  Alguns termos e peças que serão utilizados neste curso que devem ser memorizados:
 AS CORDAS
 
 O violão possui 6 cordas que são contadas de baixo para cima. Da corda mais aguda para a mais grave. As notas correspondentes são:
 1ª - Mi                        2ª - Si              3ª - Sol                                   PRIMAS
  4ª - Ré                      5ª - La             6ª - Mi                                     BORDÕES
 
Geralmente as primas são tocadas com os dedos indicador, médio e anular. Os bordões são tocados com o polegar.
 AS CASAS
  Os espaços formados entre os trastes na escala do violão são denominados de CASAS. Estas casas são contadas de fora para dentro. Ou seja, a primeira casa fica próxima à pestana, a 19ª fica ao lado da boca do violão.
 

  MÃO DIREITA
 
 Para a mão direita o nome dos dedos são os mesmos:
v  Polegar (p)
v  Indicador (i)
v  Médio (m)
v  Anular (a)
MÃO ESQUERDA
 Na mão esquerda, os dedos estão numerados simplesmente para evitar a confusão com a nomenclatura da mão direita:
v  Indicador (1)
v  Médio (2)
v  Anular (3)
v  Mínimo (4)
No entanto eles não têm posição fixa devendo sempre colocá-los sobre as cordas perpendiculares ao braço. Muita atenção sobre o polegar que deverá ser colocado aproximadamente no meio do verso do braço do violão. Você deverá procurar o equilibrio da força para evitar uma fadiga muscular durante a execução.


                      Agora estamos prontos para iniciar.
                        Boa Sorte!!

exercicios para tocar violao

Tom: E
Hoje iremos falar de um assunto muito importante para todos aqueles que desejam aprender a tocar violão. Existem alguns exercícios que você pode estar fazendo para adquirir maior agilidade e precisão ao tocar as cordas de seu violão. Seja para fazer ou trocar acordes como também para executar alguma linha melódica como improvisação ou solo no violão. O exercício que irei passar hoje é muito simples. Porém se executado da forma correta, poderá lhe trazer benefícios incrivelmente satisfatórios. Esse exercício está baseado em uma escala que poderíamos dizer ser a escala mais conhecida e usada por músicos em todo o mundo, a chamamos de escala cromática. Essa escala é formada por 12 notas, tendo apenas semitons de espaço entre uma nota de outra. Dizemos que uma escala natural é formada de 7 notas certo? Então, para formar uma escala cromática, pegue essas 7 notas e adicione as outras 5 notas que estão entre os espaços de cada intervalo de um tom. Esses exercícios são muito importantes, pois trarão maior segurança a seus dedos na hora de fazer um acorde. Então, chega de conversa e vamos ao exercício: Nesse exercício, você irá começar tocando na primeira casa da Corda E Grave (sexta corda de baixo para cima) e seguindo o exercício sucessivamente para as outras cordas abaixo. Sempre utilizando todos os dedos, cada um com sua respectiva casa. Dedo 01 na casa 01, Dedo 02 na casa 02, Dedo 03 na casa 03 e Dedo 04 na Casa 04. Veja abaixo o vídeo desse exercício tocado sequencialmente. Procure executar esse exercício o mais lento possível no começo. Não se preocupe com a velocidade que você toca as notas, se preocupe sim em tocá-las da forma mais clara e limpa possível. Você precisa ouvir exatamente cada nota que está tocando, uma por uma. Assim você irá desenvolver cada vez mais firmeza na hora de fazer qualquer acorde. Procure executar esse exercício o mais lento possível no começo. Não se preocupe com a velocidade que você toca as notas, se preocupe sim em tocá-las da forma mais clara e limpa possível. Você precisa ouvir exatamente cada nota que está tocando, uma por uma. Assim você irá desenvolver cada vez mais firmeza na hora de fazer qualquer acorde.


use o primeiro acorde!

 

































          varios ritimos do violao

Popularmente chamamos de batidas os ritmos que fazemos ao tocar violão. São compostas pelos movimentos da mão direita (a não ser para canhotos) ao tocar as cordas do instrumento para obter som.
As combinações para se fazer as batidas são incontáveis. Você já deve ter visto por aí algo como dicionário de acordes. Pois bem, um dicionário de batidas seria praticamente impossível. Especialmente por escrito.
Desde que se começou a difundir métodos para violão impressos e – mais recentemente – na internet, muitos têm tentado reproduzir as batidas com setas e outros sinais. Isso ajuda, mas é muito difícil representar graficamente uma batida de violão.
Para batidas mais simples, isto ainda funciona. Por exemplo:

O que nos diz esta representação gráfica?
Batidas de violão
Letras
  • P = polegar
  • I = indicador
  • C = costas da mão (já explico)
Setas – óbvio: para cima e para baixo.

Muito bem. Talvez você esteja em dúvida quanto ao termo “costas da mão”. Isto significa a batida para baixo, com a parte de cima da mão (unhas).

Ou seja, na batida acima, tocaríamos:
  • Polegar para baixo no tempo 1 na(s) corda(s) mais grave(s)
  • Indicador puxando as cordas mais agudas de baixo para cima
  • Costas da mão tocando todas as cordas menos o baixo do acorde para baixo
  • Indicador puxando as cordas mais agudas de baixo para cima
A partir daí seria repetição. Como você vê, é complicado explicar uma batida por escrito. E olhe que esta é o arroz com feijão, a simplicidade elevada ao quadrado. Daí pra frente a coisa fica mais complicada ainda.
Ok, já expliquei o problema. E a solução? Como saber exatamente a batida de cada música? Resposta: ouvido, tato, video e algumas artimanhas.
Batidas de violão no video
É claro que o video supera em muito a representação gráfica. Mas se você acha que resolve todo o problema, pense de novo. Há certas sutilezas em batidas mais elaboradas que até a demonstração pessoa a pessoa é difícil. No video… pior. Mas para a parte básica o video resolve.
O único problema é arranjar um cristão bem bonzinho que faça videos para tudo quanto é música.
Usando o ouvido e o tato
Ouça a gravação original da música que quer tocar. Preste atenção no tempo. Não se fixe somente no violão. Qual é a “levada” da música?
Bata o pé no ritmo da canção. Você vai reparar que – instintivamente – você vai bater o pé mais forte em alguns momentos, mais fraco em outros.
Por exemplo: o seu calcanhar pode bater os tempo 1 e 3. A frente do pé os tempos 2 e quatro. Numa batida básica, 1 e 3 seriam suas batidas do polegar, 2 e 4 as costas da mão. O intervalo entre estes quatro tempos, o teu indicador puxando as cordas agudas para cima.
Escute a bateria
A bateria é tua melhor amiga para descobrir uma batida. Se a música tiver bateria, é claro. Basicamente podemos associar as partes da bateria com o que fazemos nas batidas de violão:
  • Bumbo = polegar
  • Caixa = costas da mão
  • Chimbal = indicador para cima
De qualquer maneira, é sempre melhor descobrir – numa música com batidas complicadas – a batida básica no violão. As variações você pode ir colocando depois.
Um assunto que tem muito a ver com batidas de violão, é a dinâmica ao tocar violão, abordado anteriormente.

detilhado

Exercitando dedilhado para violão clássico

Exercitando dedilhado para violão clássico


Olá pessoal, estarei passando algumas dicas a vocês de exercícios para dedilhar seu violão,
Com o seguinte exercicio você poderá tocar violão clássico e dedilhar solos inclusive… estes são um dos primeiros exercicios que você deverá fazer antes de começar até tocar um acorde pois assim terá uma noçao basica do que é tocar uma base e saberá se é isso mesmo que você quer.
O violão é composto por 6 cordas contando-as de baixo para cima
1ª – mi
2ª – si
3ª – sol
4ª – re
5ª – la
6ª – mi
Se puder observar bem, notará que a 1ª corda e a 6ª são identicas então isso ajudará mais ainda para a afinação de seu violão, tanto de ouvido, como de afinador eletrico, assim como cada corda tem seu nome cada dedo tem sua inicial, segue tambem abaixo as iniciais de cada dedo para facilitar na hora da leitura.
4º – mínimo (m)
3º – anelar(A)
2º – medio(M)
1º – indicador(I)
0º – polegar(P) (dedo de maior auxilio para dedilhar um violão)
Geralmente você usará todos os dedos para dedilhar seu violão, porem o minimo será o menos usado, então em primeiro lugar estaremos começando a dica a partir do dedo 0 ao 3.
Obs: vale informa-lo de que o dedo “P” você usará apenas na 6ª e na 5ª corda do seu violão, já o dedo “I” você usará apenas 4ª corda do violão, o dedo “M” você usará na 3ª corda do violão, o dedo “A” você usará na 2ª corda do violão e o dedo “m” você usará na 1ª corda do violão, porem, vale ressaltar que um bom exercicio sempre tem que começar de vagar e sem pressa da forma que será indicada a você, só com esforço e pratica poderá alcançar seus objetivos no violão.
Frase “O maior dos instrutores é a pratica”
Como iremos anular o dedo “m” estaremos passando um exercicio do 0 ao 3.
Siga as instruções abaixo e toque com as cordas soltas se bater acorde algum:
P.I.M.A (Ex. “P” 6ª corda – “I” 3ªa corda – “M” 2ª corda – “A” 1ª corda.
P.M.A.I
P.A.I.M
P.I.A.M
P.A.M.I
P.M.I.A
Isto será o suficiente para um otimo treino,treinando bem você verá o resultado la na frente.
Obs: Para exercicios como esse é bom que o aluno já tenha alguma noção de leitura de partitura, isso irá ajuda-lo muito.
Logo apos você enjoar de fazer esses exercicios e ficar fera, poderá começar a utilizar o dedo “m”
Segue exemplo abaixo:
P.I.M.A.m (Ex. “P” 6ª ou 5ª corda – “I” 4ª corda – “M” 3ª corda – “A” 2ª corda – “m” 1ª corda.

Boa Sorte!

deixe seu comentario!


DESCRIÇÃO-AQUI.